Universidade de Guadalajara - México
O Mestrado em Relações Econômicas Internacionais e Cooperação da Universidade de Guadalajara é voltado para graduados das áreas econômico-administrativas e ciências sociais, especialmente em economia, gestão e economia ambiental, negócios internacionais, relações internacionais e advogados com orientação internacional, econômica ou corporativa, entre outros. São valorizados os conhecimentos prévios em métodos de análise econômica.
Suas linhas de pesquisa incluem Relações Econômicas Internacionais (REI), Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (CID) e Relações Internacionais (RI).
Os objetivos gerais são formar profissionais que contribuam para o processo estratégico de vinculação por meio das relações econômicas e da cooperação para o desenvolvimento entre América Latina, Caribe e o restante do mundo, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Os objetivos específicos são:
- Compreender o desenvolvimento econômico, político, social, cultural e de cooperação dos blocos de integração econômica, financeira e política no mundo.
- Analisar as estratégias de cooperação e vinculação para melhorar a qualidade de vida dos habitantes de blocos geográficos e econômicos.
- Estudar as inter-relações entre as relações econômicas internacionais, a cooperação internacional e o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
- Conhecer as interações entre os efeitos dos instrumentos econômicos e de cooperação internacionais no ambiente global ou local e o respeito aos direitos humanos.
- Entender as inter-relações entre a mudança climática, outros problemas ambientais, sociais e econômicos globais e as relações econômicas internacionais e a cooperação internacional.
O mestrado busca promover uma visão internacional e a importância regional das tendências macroeconômicas, além de contribuir para a internacionalização da Universidade de Guadalajara. Além disso, busca construir e fortalecer redes docentes e estudantis, bem como fortalecer as academias e corpos acadêmicos relacionados à globalização, integração econômica regional, desenvolvimento sustentável, entre outros temas.
As Linhas de Geração e Aplicação do Conhecimento (LGAC) incluem:
- Relações Econômicas Internacionais (REI): Analisa a globalização econômica, a integração regional, a economia política internacional, o comércio internacional e seu impacto nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
- Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (CID): Estuda políticas, princípios, mecanismos e ações de atores da CID, bem como suas interações com o desenvolvimento sustentável e os direitos humanos.
- Relações Internacionais (RI): Explora a economia e a política externa do México, a diplomacia econômica, as relações entre atores subnacionais e as aplicações do direito econômico nas RI.